• VISAT-Recife

CEREST Recife realiza ação em alusão às LER/DORT para os/as trabalhadores/as do prédio SEVS-Recife

Durante os dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2021, o CEREST Regional Recife em parceria com os profissionais da Academia da Cidade do Distrito Sanitário I, promoveu atividades voltadas para postura corporal juntos aos (as) trabalhadores(as) do prédio da Secretaria de Vigilância em Saúde do Recife (SEVS - Recife). As Ler/Dort são agravos decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema musculoesquelética e da falta de tempo para recuperação, sendo fenômenos relacionados ao trabalho. Estes transtornos apresentam como características comuns: o aparecimento e a evolução de caráter insidioso, a origem multifatorial complexa, a utilização de ferramentas vibratórias, posições forçadas e fatores da organização do trabalho. Há registros de epidemias na Inglaterra, países escandinavos, Japão, Estados Unidos, Austrália e Brasil. Conscientizar empregados, patrões e a população em geral sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento é o remédio mais eficiente para acabar com esta doença. Portanto, desde 2000, o último dia do mês de fevereiro é lembrado em vários países como o Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/Dort. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, mostrou que em 2013 aproximadamente 3,5 milhões de trabalhadores apresentaram diagnóstico de LER/DORT. E de acordo com os dados do SINAN DEVS/CEREST Recife, de 2015 a 2020, as LER/DORT são o terceiro agravo (mais de 1000 casos registrados) que mais acometem trabalhadores no Recife, dentre os demais agravos relacionados ao trabalho. Diante do contexto considerado, faz-se necessário a realização de ações continuadas voltadas à Saúde do Trabalhador pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Municipal, cujo papel é primordial deste Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Recife (CEREST-Recife), no que se refere ao fortalecimento, conscientização e combate às LER/DORT.


Profissional da academia da cidade do DS I elaborando atividades de orientações sobre postura aos funcionários da Vigilância Sanitária do Nível Central (17/02/2021)

Técnica de vigilância em Saúde do Trabalhador, Eleonora Távora, e Profissional da academia da cidade do DS I elaborando atividades de orientações sobre postura aos(às) funcionários(as) da Vigilância Epidemiológica do Nível Central (17/02/2021)

Profissional da academia da cidade do DS I elaborando atividades de orientações sobre postura aos(às) funcionários(as) do Centro Estratégico de Informações Epidemiológicas do Recife (CIEVS - Recife) (18/02/2021)

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Participe de nossa Newsletter

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now