• VISAT-Recife

CEREST Regional Recife desenvolve e participa da ação alusiva ao Janeiro Branco 2022

A campanha “Janeiro Branco” surgiu no Brasil em 2014, idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Essa campanha busca mobilizar a sociedade para o cuidado em saúde mental, considerando os estigmas culturais que interferem na procura de cuidados psicossociais. Janeiro é o primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Altos níveis de estresse e ansiedade podem surgir e algumas vezes estar relacionados a problemas na saúde física e emocional do trabalhador, resultando em diversas patologias e agravos, que levam ao afastamento ou diminuição de rendimento no mesmo. Neste contexto um dos recursos não farmacológicos que podem ser utilizado para promoção e proteção da qualidade de vida do trabalhador é o cuidado a partir das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) (DAMIAN, 2018).

O autocuidado é o foco e o resultado da promoção da saúde e uma das intervenções para gerir a doença que visam melhorar os problemas de saúde física, psicossocial e emocional é a Roda de Conversa. O espaço da roda de conversa intenciona a construção de novas possibilidades que se abrem ao pensar, num movimento contínuo de perceber – refletir – agir – modificar, em que os participantes podem se reconhecer como condutores de sua ação e da sua própria possibilidade de “ser mais” (AFONSO, 2018).

A construção do “estar no mundo” é permeada pelas necessidades individuais e coletivas e, sobretudo, pelas formas como são respondidas. No setor saúde, essa afirmação ganha materialidade na possibilidade de os sujeitos acessarem os saberes e cuidados orientados pelos modos como historicamente a saúde é vivenciada (MAURY, 2017).

Nessa perspectiva, o CEREST Regional Recife como parte das Ações de Promoção da Saúde e Prevenção do adoecimento mental propõem-se através do “Janeiro Branco” disseminar informações sobre os cuidados com a saúde mental; validar as emoções dos trabalhadores; bem como quebrar preconceitos e resistências, compreendendo a importância do autocuidado e da busca pela qualidade de vida na forma de lidar com as dificuldades do dia a dia incluindo o contexto do trabalho.

Sendo assim, no dia 13 de janeiro de 2022, os servidores do CEREST Regional Recife passaram por um momento de autocuidado, por meio da técnica de Práticas Integrativas, mais especificamente o Escalda -pés. A atividade foi direcionada pelo residente em Saúde em Saúde Coletiva, Ricardo Silva.



27 visualizações0 comentário