• VISAT-Recife

CEREST Regional Recife participa de Oficina sobre ST em Brasília

Atualizado: 27 de Mai de 2019

Neste último 15 de maio de 2019, ocorreu em Brasília - DF, a Oficina de Trabalho - A Saúde do Trabalhador na Atenção Primária: na busca da qualificação e da integralidade no cuidado. Este evento foi uma atividade prévia ao 17º Congresso Nacional da Associação Nacional dos Médicos do Trabalho (ANAMT), que inciou em 15 de maio de 2019, e irá transcorrer com sua programação até o dia 18 deste mês, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).


O objetivo dessa oficina de trabalho foi definir estratégias para fortalecer a implementação do modelo de atenção integral em Saúde do Trabalhador na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - Renast, a partir da Atenção Básica, no contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS).


Abertura da solenidade. Ao centro da foto, Karla Baeta, Coordenadora Geral de Saúde do Trabalhador pelo Ministério da Saúde

Durante a oficina de trabalho foram apresentadas experiências exitosas sistematizadas em quatro eixos temáticos: Acolhimento ao (à) usuário (a) trabalhador (a) na abordagem da equipe de Atenção Básica/equipe de Saúde da Família (eAB/eSF); Vigilância em Saúde do(a) Trabalhador(a) na Atenção Básica: suspeita ou diagnóstico do caso, notificação, investigação e intervenção; Produção de informação e educação em saúde do trabalhador e Integralidade na atenção à saúde do (a) trabalhador (a).



À esquerda, Cybelle dos Santos, Coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Recife. Ao centro, Elém Sampaio, Analista Técnica em Saúde do Trabalhador pelo Ministério da Saúde. À direita, Gilvan dos Santos, enfermeiro do CEREST Regional Recife.


O dia de trabalho foi intenso, porém bastante produtivo. No turno da manhã, contamos com as experiências exitosas trazidas por diversos municípios de todo o país, e abordadas nos quatro eixos de acordo com a temática. Já no turno da tarde, desfrutamos de um momento de construção de propostas para definição de estratégias em Saúde do Trabalhador. Os participantes desta oficina incluíram representantes de Coordenações Estaduais de Saúde do Trabalhador, Coordenações Estaduais de Atenção Básica e Universidades, profissionais dos campos da Saúde do Trabalhador e da Atenção Básica, palestrantes internacionais e nacionais, entre outros. O produto desta oficina você pode conferir em breve no https://renastonline.ensp.fiocruz.br/



32 visualizações

Participe de nossa Newsletter

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now