• VISAT-Recife

Cerest Regional Recife promoveu o II Seminário Sobre Riscos Biológicos no Trabalho.

Em 17 de setembro de 2019, a Diretoria Executiva de Vigilância à Saúde e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretária de Saúde do Recife, promoveram o  II Seminário Sobre Riscos Biológicos no Trabalho, que este ano trouxe como tema “Os Saberes, os Impactos das Boas Práticas Prevencionistas e a Desmistificação dos Olhares”. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Medicina Maurício de Nassau, em Boa viagem, durante todo o dia. 



Na abertura do seminário, na manhã desta terça-feira (17), houve apresentação cultural com três integrantes do grupo de teatro Consultório de Rua, da Prefeitura do Recife, que fez um esquete sobre a temática do evento, explicando, em cenas humorísticas rápidas, o conceito de risco biológico, como identificar e controlar esse risco, formas de exposição, vias de transmissão e formas de prevenção.


Compuseram a mesa de honra o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; o desembargador do TRT-PE Fábio Farias; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Leonardo Osório; a diretora de Saúde Ambiental e do Trabalhador, Juliana Martins (representando o secretário estadual de Saúde, André Longo); a diretora regional da Fundacentro/PE, Ivete Lacerda; o coordenador da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador do Recife, Euclides Monteiro; e o coordenador do Conselho Municipal de Saúde do Recife, Cristiano Nascimento.



O primeiro painel do dia abordou o tema “Desmistificando o olhar sobre os riscos biológicos”, trazendo a palestra “Profissionais da limpeza: você vê ou enxerga?”, com a técnica de Saúde do Trabalhador do Cerest Recife Josineide Vieira e mediação do desembargador Fábio Farias; Na sequência, aconteceu a explanação “Invisibilidade social: a educação como fator transformador e seus impactos sobre a saúde”. No segundo painel, foi debatido a “Abordagem legal sobre riscos biológicos e a visão prevencionista”. À tarde, o evento continua com as palestras “Imunização: como trazer o trabalhador para a sala de vacina e seus impactos” e “Risco biológico: olhares e seus enfrentamentos”.



O momento auge do seminário foi a apresentação do Agente de Limpeza Urbana e Historiador, Edinilson Pontes, que trouxe toda sua trajetória de vida pessoal e profissional, vivenciadas na cidade de Pipirituba, Paraíba. Ele abordou com muita propriedade sobre a questão da invisibilidade social e o que os riscos biológicos podem ocasionar a sua categoria, além das ações que ele vem desenvolvendo em sua cidade com todos os agentes de limpeza urbana, e os impactos positivos destas atividades.

3 visualizações

Participe de nossa Newsletter

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now