• VISAT-Recife

COVID-19 é tema de rodas de conversas realizadas pelo CEREST Regional Recife na EMLURB.

O CEREST Regional Recife, ao longo da semana de 17 a 21 de março, está realizando um momento de roda de conversa com os ficais da Empresa de Limpeza Urbana da Cidade do Recife. O intuito desta ação é orientar e esclarecer possíveis dúvidas sobre o COVID 19. O momento está sendo realizado para poucas pessoas e dispostas umas distantes das outras, porém com o intuito que estas sejam multiplicadoras das informações repassadas pelos técnicos.


Durante a abordagem informamos que a transmissão é de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação ocorre por gotículas respiratórias. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:


. espirro; tosse; catarro e fezes;

· gotículas de saliva e saliva;

· contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

· contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


Relatamos também que o Ministério da Saúde orienta alguns cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:


· Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete, e na ausência usar o sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Principalmente ao chegar em casa vindo da rua;

· Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool à 70 graus;

· Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

· Não tocar nas mãos de outra pessoa, não abraçar, não beijar, ficar distante por mais de 1 metro de pessoas em filas;

· Evitar contato próximo com pessoas doentes;

· Ficar em casa quando estiver doente;

· Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

· Na ausência de lenço, ao tossir ou espirrar, usar o ombro ou antebraço como barreira de proteção;

· Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como maçanetas de portas, corrimão, interruptores, celular e outros;

· Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal.


Em situação de suspeita de contaminação da trabalhadora ou de trabalhar em domicílio com pessoa também com suspeita de contaminação, a trabalhadora deverá ficar em casa e telefonar para o SUS do seu município de residência (Secretaria de Saúde).


Primeiro dia da ação, na empresa Vital. Orientações fornecidas pela técnica em saúde do trabalhador, Josineide Vieira.

Segundo dia da ação na empresa CAEL. Orientações realizadas pela coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Recife, Cybelle dos Santos.

Terceiro dia da ação na empresa Vital. Orientações repassadas em dois turnos, pelo técnico em vigilância de saúde do trabalhador, Gilvan Santos.

0 visualização

Participe de nossa Newsletter

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now